quarta-feira, 7 de abril de 2010

DEVANEIOS TOLOS DE METRÔ!

.
.
Os dias quentes que antecederam o feriado de páscoa pareciam intermináveis e indecisos com suas manhãs ensolaradas e as tardes chuvosas.
Mergulhei numa apatia imensa para abster-me a tudo que me circundava e nem as roupas que se acumularam no baú, na máquina, no varal e na taba de passar se mostraram impacientes com meu estado letárgico.
A esta altura Luzia, a costureira, já era famosa no sertão por acompanhar o Falcão e seu bando de cangaceiros em busca de comida e justiça para os desamparados.
Fernanda Takai retornava meio anormal ao meu MP3 em cenas repetidas dentro do metrô. Acho que consegui a proeza de entrar no mesmo vagão e sentar no mesmo banco todos os dias daquela semana. Passava pelo túnel, ouvia a moça vender brigadeiro numa frase repetitiva e ininterrupta : “olha o brigadeiro 1 real com leite condensado e chocolate!”O calor também o mesmo durante estes dias, seguido pelo irritante tremor no meu olho esquerdo. E o inevitável aconteceu: Minha habilidade em criar coisas imaginárias absurdas num trajeto tão curto entre uma estação e outra. Uma dessas criações foi imaginar a possibilidade de ter que descer do metrô para empurra-lo após uma pane real que nos deixou parados por 10 minutos. Tempo suficiente para longos devaneios que me fizeram rir sozinho.
No mesmo metrô havia uma moça que entrou na mesma estação que eu. Sentou no banco em frente e começou um ritual interessante enquanto tudo acontecia:

ESTAÇÃO HORTO!
Hoodoo Gurus já estava a 1000 miles Away e a moça com um espelho minúsculo se orientava na maquiagem passando batom.

ESTAÇÃO SANTA TEREZA!Sinatra a tinha under my skin e a moça passava lápis preto no contorno do olho esquerdo. “Será que ela é canhota?” Pensei comigo, pois os destros sempre tem o hábito de usar primeiro o lado direito. Se ela começou pelo olho esquerdo, pode ser que seja canhota.

ESTAÇÃO SANTA EFIGÊNIA!Os Paralamas já estavam indo a qualquer lugar levando você no olhar e a moça passando lápis no contorno do olho direito. Alheia a qualquer coisa que acontecia fora das bordas do pequeno espelho ela espalhou pó pelas maçãs do rosto com gestos circulares rápidos e hábeis.

ESTAÇÃO CENTRAL!Todos desceram frenéticos e se empurraram na descida da escada rolante. Eu e John Mayer ficando por ali waiting on the world to change e o fluxo de pessoas diminuir. Desci as escadas e fui seguindo pelo corredor, acompanhando a procissão de trabalhadores.
Em um gesto inusitado a mesma moça estava próxima às roletas trocando a sua rasteirinha por um sapato de salto.
Em seguida todos desaparecemos no meio da multidão seguindo nossos destinos estranhos.

LIVRO CITADO:A Costureira e o Cangaceiro – Frances de Pontes Peebles

O QUE TOCAVA EM MEU MP3:
Pato Fu - Anormal
Hodoo Gurus – A 1000 miles away
Frank Sinatra – I`ve got you under my skin
Paralamas do Sucesso – Aonde quer que eu vá
John Mayer – Waiting on the wolrd to change
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário