segunda-feira, 28 de junho de 2010

OUTRA VIAGEM!

E mais uma vez eu lá no fim do mundo, percorria lugares novos em busca de estórias novas. E elas realmente apareciam sem muito esforço.
Os vilarejos, as velhas casas, as pessoas simples e desconfiadas, as estradas sinuosas e o meu companheiro de viagem. Tudo se entrelaçava com as músicas do meu mp3 intercalando com o I phone em busca de melodias.
- O que você quer ouvir? Perguntava ele.
- Música! Eu sempre respondia.
E ele calado sempre trazia uma pérola da MPB!
A cada kilômetro percorrido surgia uma cumplicidade recíproca enquanto eu me via naquele jovem cheio de planos, sonhos, dilemas e felicidade.Um amigo surgia ali ao poucos, olhando horizonte e o sol morrer vermelho por detrás das montanhas. O brilho no olho alternava com a névoa de acordo com os assuntos e as novidades que surgiam. Nada era tão novidade para mim, mas era um outro mundo sendo desbravado por ele. Era como eu me sentia quando o cinema me pegou! Cantávamos alto e de vez em quando eu tinha o ímpeto irritante de ficar traduzindo porcamente algumas músicas.
Rumávamos para o norte e tínha a impressão de que meu senso de compreensão de coordenadas estava meio enferrujado. Não conseguia entender as instruções das pessoas, a ponto de não compreender o que seria um “segue direto”. No meio dos eucaliptos, o jovem motorista de um velho ônibus nos explicou três vezes que era somente seguir direto após as lombadas. E certamente nos chamou de burros quando fizemos uma expressão de dúvida e também o consideramos um burro que não sabe dar coordenadas. No entanto, nós éramos os perdidos, forasteiros ignorantes. Era tão fácil seguir direto! E descobrimos isso quando decidimos refazer o caminho e percebemos que era somente seguir direto e não virar à direita, como havíamos feito anteriormente.
E assim seguimos viagem acatando as orientações malucas entre poeira e asfalto, amigos e reencontros e uma noite inteira de viagem e desabafos:

- A prefeitura é ali oh! É só subir ... Subimos e encontramos a Câmara municipal!
- Você segue aqui direto e lá na frente você vira!
- Vai em direção ao Prata!
- Você não vira ali não! Segue reto e vira lá na outra!
- Vai seguindo essa estrada aí, depois da ponte, pra onde seu nariz apontar, você pode ir!
E quando eu precisar de um companheiro de viagem sei onde procurar! E quando precisar de um companheiro sei quem é!
.

Um comentário:

  1. meu amigo rangel, parece que nao foi apenas eu que deixei de escrever....
    tem tido pouco tempo tbm?

    Otimo texto!

    Um grande abraco.
    att seu amigo Cefas Augusto

    ResponderExcluir