quinta-feira, 4 de junho de 2009

POLÍTICA E FUTEBOL DEVERIAM SER CASO DE POLÍCIA!



Ontem fui parado numa blitz rotineira. O policial pediu os documentos para conferência. Percebendo que estava tudo certo questionou-me sobre a minha camisa, alegando que eu estava fazendo apologia ao PCC.
Pensei que fosse uma brincadeira para descontrair, mas percebi que o policial falava sério e em tom agressivo. Dei uma risada sem graça e perguntei novamente o que ele havia dito, pois na acreditava no que ouvi. Ele já impaciente disse:
- Eu posso considerar que você está fazendo apologia ao PCC com essa camisa!


Sem ainda acreditar continuei rindo e solicitei permissão para fazer algumas perguntas:
- Qual a sua idade?
- 27 anos!
Respondeu ele.
- Na Academia você estudou Geografia, História e Política! Pelo menos eu suponho! E se você estudou deve se lembrar que isso aqui na minha camisa não é nenhuma apologia ao grupo criminoso intitulado Primeiro Comando da Capital. A ordem das letras cuja sigla você cita não está correta.
- Ok! Mas eu poderia considerar isso como desacato à autoridade e te levar para o quartel para responder algumas perguntas.
- Seu guarda, seria realmente interessante deslocarmos até um quartel de polícia para você descobrir diante do seu superior que estas siglas na minha camisa referem-se à ex União Soviética. Esta é uma réplica do uniforme do goleiro da seleção Soviética.
- Tudo bem! O Sr. está liberado!


ASSUNTOS SOBRE OS QUAIS TRATARÍAMOS NO QUARTEL:


URSS

Cujo nome completo era União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (em russo, CCCP: Союз Советских Социалистических Республик; Soyuz Sovetskih Sotsialistitcheskih Respublik) foi um país de proporções continentais, cobrindo praticamente 1/6 das terras emersas do planeta, fundado em 30 de dezembro de 1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império Russo, na Europa e na Ásia.



Lev Ivanowicz Yashin

Também conhecido como Aranha Negra (na América do Sul) ou Pantera Negra (na Europa), devido ao uniforme escuro que usava, nasceu em 2 de outubro de 1929, em Moscou. Morreu em 21 de março 1990, de complicações decorrentes de uma cirurgia.
Yashin defendeu o Dínamo de Moscou por toda a sua carreira de 22 anos. Conquistou cinco campeonatos soviéticos (1954, 1955, 1957, 1959 e 1963) e três copas da URSS (1953, 1967 e 1970).Pela seleção soviética, disputou quatro Copas do Mundo: Suécia, em 1958, Chile, em 1962, Inglaterra, em 1966, e México, em 1970. A última, no entanto, ele só fez parte do elenco, uma vez que não participou de nenhum jogo. Conquistou também a medalha olímpica em Melbourne (1956) e a Eurocopa em 1960.É o único goleiro europeu da história que ostenta a Bola de Ouro, obtida em 1963, graças, em grande parte, a sua especialidade nos pênaltis. Disputou um total de 812 jogos na carreira, 326 na liga soviética pelo Dinamo e 78 pela seleção nacional.
Lev Yashin será sempre lembrado por especialistas na posição como o jogador que mais revolucionou a forma com que os goleiros jogam. No decorrer dos anos muitos goleiros tentaram copiar seu estilo mas nenhum deles igualou os feitos do Aranha Negra. Foram 270 jogos sem levar gol e 150 pênaltis defendidos. Lev Yashin é considerado como o melhor goleiro da história das Copas do Mundo. Por isso o Troféu FIFA para o melhor goleiro em um toneio da Copa do Mundo, introduzido em 1994, tem seu nome em honra às suas grandes defesas.
"Coizas do meu Brazïu!"
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário